20 outubro 2005

MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO DOS CANHOTOS

O meu pai disse que eu devia escrever um "Movimento de Libertação dos Canhotos". Eu fiquei naquela... Ser canhota nunca foi coisa que me incomodasse muito, habituei-me desde cedo a escrever com a folha torta, a cortar as coisas à tesoura de forma esquisita (e lá não muito precisa) e a segurar o peixe com a faca enquanto o escamo com o garfo.

O que me incomoda são os preconceitos. No outro dia tava no trabalho, muito eficiente, a apontar um pedido, e o cliente perguntou-me se eu tinha andado numa escola especial para canhotos. Fiquei possessa. Respondi-lhe com os melhores modos possíveis com que uma empregada se pode dirigir a um cliente, sem que este peça o livro de reclamações, e com um grande sorriso amarelo disse: "Eu sou canhota, não sou deficiente!". Ele inda se pôs pa lá a dizer que tinha um irmão que tinha nascido canhoto (coitado) e que tinha andado numa escola especial e até tinha uma tesoura ao contrário, "porque os canhotos não podem usar as tesouras das outras pessoas", ia dizendo para o amigo que estava com ele. Eu feita parva inda tentei explicar-lhe que há anos que uso tesouras "normais", e que nunca precisei de material "especial". Mas ele n me queria ouvir. Sabia melhor do que eu, porque tinha um irmão com esse "problema".

Enfim, neste ponto perguntar-me-ei então do que raio há-de um canhoto se manifestar. Eu pessoalmente gosto de ser canhota. A minha mãe desde que sou pequena que diz que eu sou do contra. Se calhar é por isso.

Bem, mas vamos ó manifesto:

1º O CANHOTO É MUITO CRIATIVO, E NÃO TEM CULPA DA SUA CRIATIVIDADE, DÊ LÁ ELA PO QUE DER!

Dizem que nós, os canhotos, somos muito sensíveis e criativos, porque usamos o outro lado do cérebro. (Se calhar deve ser por isso que faço tantos filmes e começo a falar e não me calo...)

2º O CANHOTO É UMA RARIDADE E DEVE SER TRATADO COM MUITO RESPEITINHO!

... Entretanto achei que para poder falar disto devia investigar um bocado. Sabem que eu faço parte de 10% da população que inclui canhotos e ambi-dextros, e onde a maioria são homens? Sou mesmo rara!

3º O CANHOTO É MUITO INTELIGENTE!

E mais... O Alexandre o Grande, o Einstein, o Ayrton Sena, o Bill Gates, A rainha de Inglaterra (e o principe Carlos e mais uns quantos da familia), o Da Vinci, o Beethoven, o Napoleão Bonaparte, o Charlie Chaplin, o Machado de Assis, O Paul McCartney e o Pelé (?)... Eram todos Canhotos. Heim??? Já viram?? (quase) Só malta muito inteligente.

4º O CANHOTO É MUITO PODEROSO!

Os budas acham que "o caminho para o nirvana estaria dividido em duas partes: o da mão esquerda representaria o jeito errado de se viver enquanto o da direita seria o caminho digno para a purificação da alma" (o que explicaria muita coisa), os esquimós acham que "todos os canhotos são poderosos feiticeiros", e os marroquinos que somos "pessoas malvadas ou até mesmo demónios" (to lixada).
Enfim...

5º O CANHOTO É MUITO JEITOSO COM AS MÃOZINHAS!

Afinal... Já viram bem como nos safamos bem com o material ao contrário?



... Entretanto fui mostrar este belo manifesto ao meu querido paizinho que me disse que isto n era um manifesto coisíssima nenhuma, era um elogio ao canhoto.
Pois... Eu bem disse no inicio que n me sentia lá muito reprimida por ser canhota, para ter do que me manifestar. Se calhar precisava de ser daqueles que levaram porrada até mudar de mão, e que ainda hoje se trocam todos..

Enfim, lembrei-me de um monte de coisas, como que se deviam por tesouras para canhotos nos supermercados, criar aulas de dança ao contrário (para eles não se trocarem todos quando querem dançar em pares) ou mudar a alavanca dos carros para o lado esquerdo (ou as regras de transito para as de inglaterra), mas depois pensei que isso era tudo muito disparatado, e que deviam era deixar os canhotos em paz, que tão muito bem como tão...

Afinal de contas caraças. Somos raros, criativos, poderosos, jeitosos e inteligentes. Que raio podemos querer mais?

4 comentários:

Anónimo disse...

que raio..ate para os canhotos ha racistas..ate gostava de ser canhota..tb sou do contra :) Gosto de ser diferente dos outros...Viva os canhotos!!!

Anónimo disse...

Deviam abrir uma loja de coisas para canhotos...vi nos simpsons e até resultou.LOL
Sim, tu é sum ser muito raro, muito inteligente, criativo e sim..falas sem parar, mas eu até sinto falta disso.hihii

Anónimo disse...

Confirmo! O meu irmão mais novo é canhoto e pinta e desenha melhor que muitos licenciados em artes plásticas, embora só tenha umas bases do secundário, e, embora não tenha andado em conservatórios nem coisa que o valha, toca guitarra como ninguém, e desenrasca-se com qualquer instrumento musical em que pegue! E sim, é bastante inteligente e criativo! Ok, sou um irmão babado, mas com razão! Faz-me espécie como é que em pleno século XXI ainda há quem considere ser canhoto um defeito e forcem canhotos a aprender a usar a direita. Nem têm noção das consequências psicológicas que isso pode acarretar! Tou contigo!;)beijinhos

Unknown disse...

Olá sei que esse texto é antigo, mas amei.
Em breve lançarei um site especial para canhotos, inclusive para verificar se a pessoa é realmente canhota, ambidestra ou destra.
To contigo e não largo.